sábado, 15 de março de 2025

O que realmente fica!

 Meu último tchau teve um " eu te amo" e um "amanhã eu volto". Nossas últimas horas foram como que um resumo de inúmeros momentos que tivemos juntos ao longo da vida. 

O cenário era o quarto de hospital, desta vez eu era a acompanhante e não a paciente, você contou histórias da vida...e nesse dia eram inéditas, histórias de tempos distantes, com direito a aventura, medos, detalhes... histórias como me contou ao longe de uma vida toda. Desde as que me contava para eu dormir na infância, até as que contava como ensinamento de vida. E eu sempre amei ouvir todas elas. 

Deixou, neste último dia, lições sobre janelas que devem ser fechadas à noite, falou sobre as dores e surpresas do dia anterior e entre sonecas e papos aleatórios, café da manhã e almoço, compartilhamos no mínimo 8 das tuas últimas 10 horas de vida! 

Se eu soubesse que era o fim não sei se faria algo diferente, porque na verdade nosso dia foi cheio de amor, paz e respeito...como em geral sempre foram todos os nossos dias juntos ao longo dos meus 35 anos. 

Você partiu de pressa num dia quente de sol escaldante, naquela hora da tarde onde parece que o calor é tanto que o tempo para. E parou! Teu coração parou...e um vazio enorme imediatamente estagnou nossos mundos. 

Do dia do adeus até hoje já se passaram 60 dias e hoje eu sei que o que realmente fica são as memórias. O que realmente fica é teus passos lentos e firmes caminhando até a minha casa, sempre com balde de frutas e verduras nas mãos. É a tua voz no portão dizendo pros cachorros: "chama a Denise." É teu jeito de caminhar com as mãos juntas nas costas enquanto analisava mais uma das minhas mil ideias de reforma. O barulho da camionete parando na rua, tuas ideias, tua ajuda, tua prontidão pra todos os serviços possíveis. 

O que fica é a paixão pela terra, pelo silêncio, pelo trabalho.  Os jogos de carta que aprendi contigo, teu olhar visionário, a aptidão pra gambiarras que eu herdei de ti, assim como a veia empreendedora que nos liga. 

O que fica é ver você em cada detalhe. No forro da garagem que fizemos juntos, nos caminhos de pedra que cortam o meu jardim, feitos por ti. Nas mil coisas que você que fez, ajudou, arrumou...

O que realmente fica é saudades. Muita saudades! E a saudades meu vô é a prova de que tudo valeu a pena... de que nossa história juntos foi linda e repleta de bons momentos. 

Obrigada por tudo e por tanto! Cada ensinamento tá comigo, cada abraço, cada história, cada carinho. Das mamadeiras da infância até as cervejas da vida adulta. Guardo tudo no meu coração...num relicário enorme aonde cabe toda uma vida de lembranças! 

Te amo pra sempre! Até breve ☘️


Nenhum comentário: