sexta-feira, 8 de julho de 2016

Gringa sim!!!

Existe sempre aquele que pensa que referir-se a cultura e a origem de alguém é motivo de gozação ou de desmerecimento. Pessoas sem qualquer tipo de conhecimento em relação a pertencimento, a raízes e cultura. Incapazes de sentir amor pela sua terra e pelas suas origens, tornam-se tão pobres de espírito que pensam que chamar alguém de "gringo", "colono" e afins, é uma forma de ofensa. 

Meu único sentimento em relação a essas pobres pessoas, é pena. E o que pra você é ofensa, para mim é elogio. 

Tenho imenso orgulho da minha terra, nas minhas raízes, da minha cultura. Sou gringa sim, falo Talian sim...e com muito amor. Tenho paixão pela minha cidade natal, respeito minha origem e sempre falo com muito carinho de Serafina e do meu povo. 

Sou grata aos meus avós por terem conversado tanto em Talian dentro de casa; a minha mãe pelo amor as danças típicas, e por participar ativamente da cultura da nossa cidade; a minha vó pelo crochê, trico, pelas músicas, pelos hábitos e costumes caseiros. Ao meu vô pelo amor ao interior, a terra...pelas histórias antes de dormir recheadas de lagartos, macacos, cavalos e afins.

Sentir-se pertencente a um lugar é maravilhoso. É saber que não importa o quanto do mundo você conheça, ali é o teu lar. O teu espaço. Onde vivem os teus iguais. 

E hoje é com imenso prazer que vejo Serafina Corrêa mais uma vez sendo notícia nacional. É o valor da nossa terra e da nossa cultura difundida para todo o país. Somos um povo apaixonado, simpático e feliz. E eu só tenho a agradecer por fazer parte desse pedacinho de chão. 


Nenhum comentário: